Univasf e Canal Futura convergem em ações educativas voltadas às comunidades locais

 

A interface de projetos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o Canal Futura foi tema de debate com professores da instituição, na manhã de ontem (12), no campus sede, em Petrolina (PE). O encontro articulado pela Pró-reitoria de Extensão da Univasf e a equipe de Mobilização Social do Futura agregou docentes dos campi de Petrolina (PE), Juazeiro e de Senhor do Bonfim (BA) para apresentação de iniciativas da TV que poderão dialogar com as atividades extensionistas da universidade. Nesta quarta-feira (13), as equipes estão no campus de São Raimundo Nonato (PI) para evento similar e a explanação sobre as perspectivas da parceria que vai envolver cinco projetos: o Maleta Futura, A Cor da Cultura, Diz Aí, Energia que Transforma e Que Exploração é Essa.

Os projetos agregam conteúdos com foco em eixos temáticos compatíveis a diversas áreas de formação, com aportes teóricos em diferentes suportes, material audiovisual, publicações impressas, entre outros recursos de cunho educativo. O conceito da proposta é conciliar as práticas extensionistas da universidade com projetos do Futura, e desta forma incentivar a troca de experiências, dar maior amplitude e alcance às atividades desenvolvidas pelos parceiros para a formação e consolidação de uma rede de intercâmbio que visa à socialização do conhecimento produzido.

Atualmente a Univasf tem quase 200 projetos de extensão em atividade, cadastrados na Proex, e conforme a pró-reitora Lucia Marisy, todos com potencial de interface com as ferramentas e metodologia de trabalho do Canal Futura. De acordo com a gerente de Mobilização Social do Canal Futura, Ana Paula Brandão, a Univasf poderá contar com recursos de todo o acervo, mediante assinatura de termo de adesão. “A cor da Cultura, por exemplo, só de programas de televisão, tem mais de 90, esses e outros conteúdos estão sendo doados para a Univasf”, salienta.

Na avaliação do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, as ações que poderão ser viabilizadas com a parceria reafirmam a missão, os valores e a visão da universidade. “Pelo notório compromisso do canal Futura com a educação, com a difusão do conhecimento e com as questões sociais, ele termina se tornando um parceiro estratégico para nossa universidade que nasceu encravada na Caatinga, com vocação ao desenvolvimento regional e que deseja expandir e divulgar um conjunto importante de ações articuladas pelos seus docentes, pesquisadores, técnicos e discentes”, enfatiza Telio Leite.

A participação dos professores no evento possibilitou a manifestação de interesse e expectativas. Exemplo nesse sentido foi o relato do professor Daniel Pifano. Ele que atua no Centro de Recuperação para Recuperação de Áreas Degradas da Caatinga (Crad/Univasf) ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe e o impacto das atividades de preservação da biodiversidade. “Nós temos a possibilidade de mostrar o desenvolvimento sustentável, a possibilidade de recuperação de áreas degradadas, o replantio de espécies nativas, em seu ambiente natural, que já estão sendo divulgados internamente e que precisam ser exteriorizados”, asseverou.

“É uma perspectiva muito boa para a universidade, por abrir essa possibilidade de mostrar o nosso trabalho que interage com a comunidade, levando conhecimento de uma forma mais fácil, possibilitando um melhor aprendizado, e a gente espera que com esta parceria nós possamos produzir trabalhos de relevância não apenas para uso local, mas também para outros territórios, porque a partir do momento que você se coloca na rede, esse trabalho que você desenvolve, localmente, passa a ser universal”, argumenta professor Jackson Rosendo, do campus de Senhor do Bonfim.

De acordo com Cinthia Sarinho, coordenadora local de mobilização do Futura, são muitas as possibilidades de interlocução com a universidade, devido ao caráter de transversalidade dos projetos. A professora do Colegiado de Ciências Sociais, Paula Galrão, já antevê eixos de identificação com as propostas do Futura. “O projeto que eu venho desenvolvendo na Univasf é pelo Neafrar – Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-brasileiros – que trabalha na pesquisa e extensão, com questões de gênero, sexualidade e raça, na formação de educadores nessa área; já vamos marcar um próximo encontro para elaborarmos uma carga horária de conteúdos, entrarmos em contato com os movimentos sociais e escolas, para oferecermos um curso dentro do projeto ‘A cor da Cultura’ que atua neste sentido”, disse.

O professor Fúlvio Flores que coordena projeto de extensão voltado para o Ensino a Distância disse estar motivado e que vai avaliar as possíveis conexões de suas atividades com os projetos apresentados. “É importantíssimo para a universidade ter essa possibilidade de expandir nacionalmente o que se produz aqui, acho que a gente tem que investir mesmo, na transmissão via TV, para que esses projetos se expandam”, opina.

Nesta perspectiva, a pró-reitora de Extensão Lúcia Marisy destacou a visibilidade para os projetos da Univasf. Disse que as propostas para a utilização dos recursos disponibilizados serão acolhidas conforme as demandas. “Muita gente atendeu ao nosso chamamento e cada pessoa aqui presente vai atuar como difusor das informações apresentadas. A pró-reitora também elogiou a participação dos professores no evento e antecipou que os kits já estão disponíveis e o acesso aos respectivos conteúdos já podem ser solicitados junto à Proex”.

Para o reitor Julianeli Tolentino de Lima, a parceria contribui para a expansão dos projetos e das ações que impactam as comunidades. “Estamos fincados em uma região carente, mas de um potencial muito grande, precisamos de pessoas que querem fazer diferente e utilizar esse meio de divulgação é muito importante para potencializarmos as nossas ações, o que vai facilitar bastante o entendimento das comunidades sobre o papel da universidade, como motor de desenvolvimento do Semiárido”, afirma Julianeli Tolentino. O termo de cooperação entre as duas instituições foi formalizado em março passado, o que já viabiliza a inserção de programas produzidos pela TV Caatinga, emissora WEB da Univasf, na grade de programação da TV Futura.

Klene Barreto de Aquino

Por: Assessoria de Comunicação

Notice: Undefined index: in /mnt/sdc1/www/univasf.edu.br/users/proin/home/proin/public_html/wp-content/themes/brandon/sidebar.php on line 17
This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.