Pró-Reitoria de Extensão realizou a entrega de certificados do projeto UNIVASF - UMA UNIVERSIDADE CIDADÃ

Concluintes do curso de Inclusão Digital

Cumprindo o seu papel social de qualificar e capacitar permanentemente as pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica, a UNIVASF através da Pró-Reitoria de Extensão vem tecendo relações com as comunidades periféricas e as do campo, rompendo assim velhos paradigmas, criando novos fazeres acadêmicos e arriscando-se fora das suas paredes convencionais de sala de aula para oxigenar-se e construir uma práxis revolucionária e transformadora voltada para os interesses da população.

Essas práticas estão ocorrendo no ESPAÇO PLURAL, localizado na rodovia que liga Juazeiro a Sobradinho, ao lado do Residencial São Francisco Minha Casa – Minha Vida. Alí estão sendo oferecidos cursos para jovens e adultos de Inclusão Digital, tendo quatro turmas encerrado ontem, dia 07 de agosto as atividades previstas. Foi muito recompensador, ouvir as falas de alguns dos concluintes, como Dona Raimunda Rodrigues dos Santos, a mais velha da turma, de 78 anos e mãe de Maria das Graças dos Santos que também concluiu o curso.

“Minha Diretora, quando eu disse que ia fazer o curso, todo mundo mangou de mim. Achava que eu tava velha demais para isso, mas eu bati o pé e vim. Foi difícil porque no começo eu pegava no mouse e ele escorregava da minha mão, a setinha sumia, eu procurava por toda tela e num achava. Eu ficava nervosa, achava que num ia aprender, mas o professor era bom demais e tinha muita paciência comigo. Hoje estou aqui me formando. Sou aposentada, já comprei meu computador e vou ficar vindo na outra turma para aprender mais. Peço a vocês que me deixe fazer o curso que vem ai. Num quero ficar em casa, mofando, sem ninguém para conversar. Aqui na UNIVASF aprendo, me sinto mais nova e as amizades que faço…”
Dona Raimunda Rodrigues e o capacitador Eduardo Ramos

Outra experiência interessante foi a de Marilene Souza, que fez o curso com toda família. Ela, o filho Bruno Henrique de 15 anos e Tiago de 16 anos.

“Essa oportunidade que a UNIVASF nos deu foi maravilhosa. Eu nunca tinha pegado num computador. Quando vi pela televisão que ia haver este curso, falei com meus dois meninos e resolvemos correr para pegar as vagas.Graças a Deus conseguimos e estamos aqui. Meus filhos aprenderam muita coisa, mais do que eu, mas eu também aprendi. Hoje sei que as oportunidades que eles terão de conseguir um trabalho serão maiores. Também na escola eles melhoraram as notas, porque passaram a se interessar mais pelos estudos no computador.”
Marilene Santana e os filhos Bruno e Tiago

Como informa a pesquisadora Marilena Chauí (2003), a universidade por ser fundada no reconhecimento público de sua legitimidade e de suas atribuições, é estruturada por ordenamentos, regras, normas e valores que a caracterizam como uma instituição social, acrescentando ainda, que enquanto instituição, expressa a estrutura e o funcionamento da sociedade. No caso da UNIVASF, há grande preocupação por parte da gestão em ampliar o seu raio de ação, de forma a devolver em forma de serviços à população que lhe mantêm, projetos que atendam as suas necessidades.

Essas práticas são marcadas pelo diálogo, pela valorização dos saberes populares, pela ação de mão dupla, rompendo com a hegemonia acadêmica e construindo a interação entre as pessoas, permitindo inclusive aos nossos alunos uma formação cidadã, responsável, sensível aos problemas sociais.

Na cerimônia de entrega dos certificados, a jovem de 16 anos Vanilda Santos Silva, comunicou emocionada que tinha sido selecionada para um trabalho remunerado, decente, legal, com carteira assinada no comércio, por ter adquirido conhecimentos em informática no curso que fez ministrado pela UNIVASF.

“Eu estava precisando demais do trabalho, para poder terminar o meu curso e fazer o ENEM para ingressar na UNIVASF. Agora o meu sonho está mais perto de ser realizado. Agradeço ao professor Eduardo, que foi muito legal para nós…”
Vanilda Santos e o capacitador Eduardo Ramos – aluno da UNIVASF

Da mesma forma Audeni da Silva Santos, 36 anos, residente no Salitre, pegava o ônibus todos os dias do curso, tendo o cuidado de nunca faltar, para não perder nenhuma aula. Na sua fala ela explicitou a importância do curso para a sua recuperação. Estava triste, com muitos problemas de ordem pessoal e decidiu matricular-se para iniciar um outro período na sua vida. Estava há mais de 20 anos sem estudar e sentiu-se revigorada, com motivação para voltar a estudar. Já comprou um computador e vai ficar atenta para outros cursos que ofertaremos. Está pensando até em fazer um curso superior na UNIVASF.

Audeni Santos recebendo o certificado

Dos jovens que concluíram o curso, todos estão estimulados a fazerem o ENEM para ingressar nos cursos ofertados pela UNIVASF. Willian Douglas Sena Santos, 16 anos, conclui o ensino médio este ano e quer cursar Educação Física. Iolanda Brito, 17 anos, quer fazer medicina veterinária e Larissa Laiane, 18 anos deseja cursar engenharia elétrica.

Willian Douglas Sena Santos e Iolanda Brito recebendo o certificado

Portanto, mais do que proporcionar conhecimentos, o que a UNIVASF está promovendo é o sentimento de empoderamento desses jovens da periferia que estão tomando consciência de que eles PODEM SIM chegar a universidade pública de qualidade por serem sujeitos de direito, cidadãos plenos e GENTE CAPAZ.

Notice: Undefined index: in /mnt/sdc1/www/univasf.edu.br/users/proin/home/proin/public_html/wp-content/themes/brandon/sidebar.php on line 17
This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.