Feira de orgânicos movimentou a manhã de sexta-feira (22) na Univasf

  

No dia 22 de agosto de 2014, no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), começou com aromas de hortaliças frescas vindas direto da horta. Uma banca com espinafre, alface, coentro, rúcula, pimenta e abobrinha, entre outros produtos, atraiu a atenção de servidores, discentes e de pessoas da comunidade para a Feira de Orgânicos da Univasf, realizada em frente à Reitoria.

Esta foi a primeira edição da feira, que vai acontecer todas as sextas-feiras, das 8h às 11h, disponibilizando à comunidade hortaliças produzidas sem agrotóxicos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Horta Orgânica Comunitária”, idealizado pela professora Lúcia Marisy, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

As hortaliças são produzidas por 11 famílias de produtores no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia em Juazeiro (BA), numa área com cerca de oito mil metros quadrados. Os produtores estão todos inseridos na Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), um projeto que objetiva a comercialização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.

Antes da realização da feira, as famílias contempladas nesta ação receberam capacitação de professores da Univasf. Durante a capacitação, os docentes ensinaram os participantes a fazer a compostagem, um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica em adubo, o processamento e até como realizar de modo adequado a venda dos produtos.

A engenheira agrônoma Lígia Anny Alves, responsável pelo contato direto com os produtores, explica como os produtores desenvolviam seus trabalhos antes dessa iniciativa. “Alguns vendiam de porta em porta. Outros tinham barraquinhas para vender seus produtos, mas havia muita dificuldade. A renda arrecadada era pouca”, relata.

A produtora Rosilda Rosalina estava muito animada com o resultado obtido na feira. “Fiquei muito feliz, vendi bastante e já penso em trazer mais mercadorias na próxima sexta-feira”, diz. A Feira de Orgânicos da Univasf será realizada nas manhãs de sexta-feira, em frente à Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA).

Mayra Coelho

Por: Assessoria de Comunicação

Notice: Undefined index: in /mnt/sdc1/www/univasf.edu.br/users/proin/home/proin/public_html/wp-content/themes/brandon/sidebar.php on line 17
This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.