Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos como facilitador no processo ensino/aprendizagem

Coordenador(a):

Fernanda Santos Carvalho dos Anjos

Apresentação:

O modelo tradicional de ensino pode apresentar muitas desvantagens, se destacando, a maneira como ocorre à transmissão do conhecimento, que é unidirecional, ou seja, o professor expõe o conteúdo de maneira que o aluno não possa exercer sua criticidade, sendo apenas um ouvinte. Desta forma, os alunos recebem e armazenam as informações de maneira mecânica e memorística, e não são capazes de reproduzi-la em uma situação diferente da que lhe foi proposta anteriormente (de Castro e Costa, 2011). Segundo Krasilchik (2004) e Santana (2004), a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, gera desinteresse dos alunos e consequentemente um baixo rendimento escolar, o que gera uma ineficiência no ensino. A autora aponta também que as aulas tradicionais tambêm são em sua maioria, dissociadas do cotidiano dos alunos, o que gera uma incompreensão da matéria, pois os estudantes podem não conseguir fazer relação com algo que lhes é comum, e o conteúdo acaba por se tornar abstrato, e questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada.

Objetivo Geral:

Desenvolver com materiais simples e de baixo custo jogos didáticos que sirvam de facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos no ensino médio.

Objetivos Específicos:
Confeccionar e testar os jogos desenvolvidos;
Criar regras para cada jogo desenvolvido;
Aplicar estes jogos em turmas formadas por alunos de 1° ao 3° ano do ensino médio;
Aplicar questionários antes e após a aplicação dos jogos.

Baixe o projeto completo clicando abaixo: