Explorando a Interdisciplinaridade da Matemática no Ensino Médio

Coordenador(a):

Severino Cirino de Lima Neto

Apresentação:

Atendendo ao Edital 01/2012 – PROEX/PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), o presente projeto pretende realizar estudos dos conteúdos de matemática do ensino médio de forma contextualizada, no Centro Territorial de Educaçõo Profissional do Sertão do São Francisco, localizada no município de Juazeiro/BA.? Desenvolvendo ações que conduzam a metodologias inovadoras, procurando inserir os alunos do ensino médio no meio acadêmico, objetivando despertar vocação científica e incentivar talentos. Para isso, serão feitas observações do ambiente da escola, do conjunto de materiais disponíveis para o professor e para o aluno. Está previsto, também, o levantamento de dados, que retratem as necessidades e dificuldades encontradas quanto a aplicação de conteúdos da matemática do ensino médio, da didática e? metodologia de ensino, para se determinar que tipo de ação deva ser usada,? objetivando despertar o interesse e desempenho dos alunos do ensino médio quanto à disciplina de matemática. As metodologias a serem utilizadas, serão desenvolvidas através de aulas de reforço sobre temas específicos, uso de tecnologias educacionais, como, vídeos, softwares matemáticos gratuitos, jogos que estimulem o raciocínio e facilite transmissão de conteúdos, e trabalhos em grupos.

Objetivos:
Promover o desenvolvimento cientítico e tecnológico da região;
?Despertar o interesse dos estudantes da escola por estudos mais avançados e pela pesquisa;
?Introduzir urna nova maneira de pensar matemática;
Ampliar a articulação entre a Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco e UNIVASF.

Baixe o projeto completo clicando abaixo:
Explorando a Interdisciplinaridade da Matemática no Ensino Médio