Ligas Acadêmicas Univasf

As Ligas Acadêmicas (LA) são espaços dinâmicos de atuação pró-ativa dos discentes de qualquer curso de graduação da UNIVASF, orientados por docentes, desenvolvendo atividades em projetos de extensão e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, na área da saúde.

Na UNIVASF, as ligas são registradas como programas de extensão, devendo, portanto, ser apresentadas e aprovadas pela Câmara de Extensão/PROEX, e finalmente, apresentadas e aprovadas ao Conselho de Ligas Acadêmicas da Univasf (CONLIG), e ao Colegiado do professor proponente, para que estejam devidamente institucionalizadas e para que suas atividades desenvolvidas possam ser certificadas por esta Pró-Reitoria.

A formação de Ligas Acadêmicas (LA), como uma iniciativa estudantil, tem como objetivos principais a atualização e a promoção desses novos conhecimentos científicos, bem como, a agregação de valor à formação acadêmica, incentivando a prática da pesquisa e extensão por discentes e docentes, a aquisição de novas habilidades e o trabalho em equipe.

No âmbito da extensão, as Ligas Acadêmicas (LA) propõem projetos com a exposição do discente à realidade social da população com a qual convive. Isso leva à reflexão crítica sobre as mudanças em relação à humanização do cuidado, além do desenvolvimento da cidadania e conscientização sobre sua responsabilidade social.

As Ligas Acadêmicas (LA) encontram-se regulamentadas através de Editais e Normativas desta Pró-Reitoria.

Links: