Projeto Inovando Práticas – Transformando Vidas

inovando

O Projeto Inovando Práticas – Transformando Vidas é  uma ação executada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e  desenvolvido com apoio do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como parceria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Semiárido) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O público alvo do projeto são agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos, o objetivo é oferecer curso de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental, posteriormente, estes atores sociais atuarão como disseminadores de práticas agroecológicas sustentáveis.

As primeiras aulas e oficinas foram realizadas de novembro de 2014 a março de 2015, envolvendo cerca de 200 participantes. A ação contempla 12 municípios do Semiárido da Bahia e de Pernambuco, com objetivo de estimular a diversificação de culturas, visando à segurança alimentar e nutricional sustentável da população.
De acordo com o projeto, também está prevista a implantação, no Espaço Plural – Univasf, de uma unidade demonstrativa de Tecnologias Sociais para a convivência com o Semiárido, especialmente, as de aproveitamento de água da chuva para os cultivos e as construções que valorizem os recursos naturais.

As ações de capacitação englobam atividades teóricas e práticas, e ao final, os participantes deverão desenvolver campanhas ambientais e projetos sociais em suas comunidades de origem. Para isso, eles contarão com apoio de professores da Univasf e das instituições parceiras. “Aqui eles aprendem políticas públicas para o campo, formação de sociedade, desenvolvimento comunitário, economia solidária, metodologias participativas, até a construção de cisternas e barragens, para que eles desenvolvam em suas comunidades”, explicou a pró-reitora de Extensão e coordenadora do projeto, Lúcia Marisy.

Baseado em modalidade de ensino denominada pedagogia da alternância, uma outra característica do curso, é que o conhecimento científico alia-se às práticas de trabalho, cujo princípio, é a interação dos saberes. Osielma Silva, do município de Sento-Sé (BA), em capacitação pelo projeto, ressaltou a oportunidade do acesso a novos conhecimentos e o seu impacto nas localidades atingidas. “A nossa comunidade, como todas aqui da região, é voltada para a agricultura e pecuária, e então o conhecimento de todas essas áreas vai ser importantíssimo para os nossos municípios”, disse.

Entre os participantes em capacitação pelo projeto, estão representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, comunidades quilombolas e movimentos sociais dos municípios pernambucanos de Orocó, Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, e também de Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Uauá e Canudos, na Bahia.
Texto: Klene Barreto de Aquino (adaptado).

Contato e mais informações:
E-mail: projetoinovandopraticas@gmail.com
Fone: (87) 2101-6773

Notice: Undefined index: in /mnt/sdc1/www/univasf.edu.br/users/proin/home/proin/public_html/wp-content/themes/brandon/sidebar.php on line 17