Aula Inaugural do Pronera na Univasf será realizada nesta segunda-feira (8) no Complexo Multieventos

Convite PRONERA

Para marcar o início das atividades do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada uma aula inaugural nesta segunda-feira (8). O evento acontecerá das 8h30 às 12h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). A realização do Pronera na região acontece por meio de uma parceria firmada entre a Univasf, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A aula inaugural contará com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; do vice-reitor, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; e da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé. Ainda contará com a presença do superintendente da SR-29 do Incra, Bruno Ferreira Medrado, e representantes dos movimentos sociais e sindicais do campo. A palestra de abertura será sobre “Novas Ruralidades”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ramonildes Alves Gomes.

No total, são três cursos ofertados, destinados a beneficiários do Pronera nas localidades de abrangência da 29ª Superintendência Regional do Incra. São oferecidas as graduações em História e Ciências Sociais e a especialização em Educação do Campo. Os cursos serão realizados conforme a metodologia da Pedagogia da Alternância, com carga horária distribuída em atividades na Universidade e nas comunidades de origem dos estudantes.

A recepção aos alunos acontecerá no domingo (7), no Espaço Plural, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). Os participantes terão transporte do Espaço Plural para o local do evento. Todos os estudantes do Pronera ficarão alojados no Espaço Plural, onde também ocorrerão as refeições e aulas, durante o Tempo Universidade, no período previsto de 7 de agosto a 1º de setembro.

O coordenador Administrativo do Pronera – Univasf/Incra, Anderson Vieira, ressalta a importância de alguns cuidados durante o período de Tempo Universidade. “Os alunos devem ir preparados com roupas, itens de higiene, documentos pessoais, toalhas, roupas de cama e demais itens necessários”, destaca. Vieira ainda solicita que os participantes confirmem presença e horário de chegada no Espaço Plural, por meio do e-mail cursos.proex@univasf.edu.br ou pelos telefones (87) 2101-6773 e 2101-6792.

Karen Lima