A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) divulga Edital 01/2016 - PRONERA, que tratará do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

pronera

O processo seletivo em questão é uma parceria firmada entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (SR 29 – INCRA) e a UNIVASF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e será executado e coordenado por Comissão Gestora a ser designada pela mesma.

Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas para o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e 50 (cinquenta) vagas para o Curso de Licenciatura em História.

Os cursos ofertados terão duração de 04 (quatro) anos e serão realizados conforme a metodologia da Pedagogia da Alternância, com carga horária dividida entre tempo na Universidade e tempo nas comunidades de origem dos estudantes, dessa forma, será possível construir um diálogo com o contexto rural do público-alvo.

Poderão concorrer as vagas membros dos movimentos sociais e sindicais do campo, beneficiários do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (PRONERA) , conforme estabelecido no Decreto n.º 7.352/2012 e que estejam localizados nos seguintes municípios da área de abrangência da 29ª Superintendência Regional do INCRA: Abaré, Afrânio, Araripina, Bodocó, Betânia, Belém do São Francisco, Cabrobó, Cedro, Curaçá, Chorrochó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Exú, Floresta, Glória, Granito, Ibimirim, Ipubi, Inajá, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Macururé, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Rodelas, Salgueiro, São João do Belmonte, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Serra Talhada, Trindade, Tacaratú, Terra Nova e Verdejante.

As inscrições serão realizadas de 11 de janeiro a 17 de fevereiro de 2016, por meio do site: www.ps.univasf.edu.br (www.sistemas.univasf.edu.br/ps/).

Todas as informações referentes ao processo seletivo podem ser obtidas no Edital 01/2016 – PRONERA:

› Baixar o edital

› ANEXO III - FICHA DE DADOS CADASTRAIS

Os candidatos e demais interessados podem acompanhar as publicações referentes ao processo seletivo na página da Pró-Reitoria de Extensão (www.proex.univasf.edu.br/) e no site do processo seletivo: www.ps.univasf.edu.br.

Problemas na hora de fazer a inscrição?

Clique aqui e confira o passo a passo.
      10-consciencia O QUE É O MCN? O Mês das Consciências Negras (MCN) se constitui em uma iniciativa do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura e do NEAFRAR que nas seis primeiras edições tem realizado uma série de atividades com parceiros dos movimentos sociais e da UNIVASF no sentido de promoção do conhecimento da história e cultura negra e africana na região em suas dimensões históricas, políticas e artísticas. Todas as edições vêm se pautando pela usual apresentação de mesas redondas, mas também por atividades artísticas que perpassam a poesia, o cinema, as artes plásticas, etc. A ideia de consciências negras no título visa demarcar a pluralidade, a riqueza e a complexidade das experiências e vivências de ser negro no Brasil e na região de atuação da UNIVASF em particular. A partir de 2016, o MCN passa a ser atividade realizada também pela reitoria da UNIVASF e pela Pró-Reitoria de Extensão(Veja mais...)